O Corpo de Bombeiros resgatou nesta quarta-feira uma serpente jararaca em Campo Verde (a 131 quilômetros de Cuiabá). A serpente foi encontrada no estacionamento de um supermercado.
Imediatamente, a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi até o endereço e realizou a captura do animal. Segundo o Corpo de Bombeiros, “todo o procedimento, foi efetuado cuidadosamente pelos bombeiros, garantindo a segurança de todos os envolvidos”.
Após o resgate, a jararaca foi solta em seu habitat natural. Conforme o Instituto Butantan, a jararaca (Bothrops jararaca) é uma das serpentes mais comuns do sudeste do Brasil, mas há várias espécies de jararacas (gênero Bothrops) espalhadas por todo o país.
Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas, como nas gengivas e nariz. As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal aguda.
Conforme o Ministério da Saúde, o grupo das jararacas é o maior causador de acidentes com cobras no país, o que representa 69,3% das picadas registradas no Brasil em 2022, e é responsável por mais de 72% dos casos no estado de São Paulo, de acordo com informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).