Uma equipe do Corpo de Bombeiros resgatou, ontem, em Confresa (660 quilômetros de Sinop) um Guaxini-Sulamericano. O animal, conhecido popularmente pelo nome de “Mão-pelada”, estava com ferimentos nas patas e há suspeita que tenha sido atropelado.
De acordo com a assessoria, o guaxinim estava na calçada de uma via pública e com um comportamento agressivo. A guarnição foi deslocou até o local e realizou a captura do animal, levando-o, posteriormente, para uma clínica veterinária, para receber uma avaliação completa.
Segundo os bombeiros, o “Mão-pelada” (Procyon cancrivorus) é um mamífero carnívoro da família dos procionídeos, também conhecido pelo nome de guaxinim-sulamericano, sendo um animal solitário, noturno e terrestre. O animal mede cerca de 60 centímetros de comprimento e vive próximo a fontes de água, podendo ser encontrado em áreas não aquáticas em determinadas épocas do ano.
A assessoria informou ainda que, pelo fato ter sofrido ferimentos em três patas, uma delas estando fraturada, o animal ficou sob os cuidados do veterinário de uma clínica, para ser avaliada a possibilidade de retorno ao habitat natural.