PUBLICIDADE

Bombeiros resgatam arara no perímetro urbano de Alta Floresta

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria)

A arara-canindé foi avistada em área de passeio público, ontem à tarde, na rua Monte das Oliveiras, no bairro Bom Pastor. moradores a encontraram em passeio pela área e comunicaram o caso ao Corpo de Bombeiros. Conforme o boletim de ocorrência, inicialmente, os militares receberam informações de que a ave estaria caída na calçada e aparentava estar com ferimentos na região das asas.

Porém, o animal estava visivelmente sadio. A equipe a acomodou em uma gaiola e foi transportada à 7ª Companhia Independente dos Bombeiros. Posteriormente, deve ser entregue aos cuidados da Sema, através da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD), que ficará responsável pelos tratamentos de cunho veterinário e trabalhos de reintrodução do anima ao habitat.

Segundo informações da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), a espécie costuma a alcançar a estatura de 80 centímetros. Vivem em casais ou grupos de três indivíduos, mas podem se reunir em formações ainda maiores, de até 30 aves. No Brasil, a Canindé está distribuída da Amazônia até o Paraná, sendo que, historicamente chegava até Santa Catarina.

Seu principal habitat, segundo a organização, se encontra nas copas de florestas de galeria, várzeas com palmeiras (como buritizais e babaçuais), interior e bordas de florestas altas, a cerca de 500 metros de altitude. A reprodução ocorre entre dezembro e maio, com ninhos feitos no tronco de grandes árvores mortas e pondo 2 ovos, que são incubados por 24 a 26 dias.

Conforme Só Notícias já informou, um grupo de araras também foi flagrado por câmeras de segurança numa torre, instalada na BR-163, na região do distrito de Ouro Branco, em Itiquira.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE