PUBLICIDADE

Bombeiros esperam mais brigadistas para período crítico da seca em Sinop

PUBLICIDADE

O secretário Adjunto de Meio Ambiente, Alexandre Picin, o comandante do Corpo de Bombeiros de Sinop, major Átila Wanderley da Silva e o gerente Regional da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) Paulo Winter, buscaram hoje conscientizar a população para fortalecer a luta no ombate às queimadas urbanas.
Os três órgãos estão unidos no intuito não só de combater, mas de conscientizar a população. “O meio mais eficaz é sem dúvida evitar e não combater” afirmou Picin.

A secretaria, desde o dia 18, intensificou o combate às queimadas e implantou um telefone de plantão 3532-6039, para atender a comunidade 24h.
Desde essa data a SDU já aplicou cerca de R$15 mil em infrações e tem recebido em media 20 denúncias por dia. Esse número de denúncias é ainda maior no Batalhão do Corpo de Bombeiros, de 20 a 30 ligações/dia. De acordo com o major Átila, um motivo de preocupação, uma vez que em Abril não houve registros.

“Entramos em contato com a Defesa Civil de Cuiabá para obtermos uma estrutura maior, com mais brigadistas, uma vez que o período mais crítico se inicia em julho” destacou. Ele ainda ressaltou que serão realizadas vistorias em carvoarias, madeireiras e empresas do ramo em parceria com a Sema como forma de prevenção.

Cabe a Sema a fiscalização em área rural. Porém, como existe um número grande de propriedades próximas das cidades é importante a parceria com o órgão. “O período proibitivo na zona rural vai de 15 julho a 15 de setembro, porém qualquer tipo de queimada tem que ter a autorização da Sema”disse.

Prefeitura, Bombeiros e Sema pedem o apoio incondicional da comunidade, uma vez que não existe estrutura para atender o número excessivo de denúncias. “A prioridade será dada aos casos que ofereçam risco ao patrimônio e a vida” afirmou Picin.

Em todos os casos acontecerão as punições de acordo com a Lei Complementar Municipal 024/2005 e prevê punição de 050 UR (Unidade de Referência) por m² em casos de queimada em terrenos, no caso de queimadas de qualquer tipo de lixo o multa é de 100 UR. A UR equivale atualmente a R$ 1,41.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE