As equipes da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e dos bombeiros capturaram, esta tarde, um enxame de abelhas do telhado de um residência, na área central da cidade. Com roupas especiais e equipamentos, os militares e os responsável pelo projeto Vitamel fizeram a remoção e levaram as abelhas para uma área de produção de mel. Ninguém fico ferido.
O capitão dos bombeiros, Eraldo Moura, destacou a técnica correta para a retirada é “o uso de fumaça controlada para a retirada da rainha e reinstalação em outra propriedade”.
A responsável pelo projeto, Clarice Saueressig disse que a remoção foi feita de forma segura “e instalamos a colmeia em outro lugar. Até o fim deste ano, 1,1 mil novas caixas com colmeias serão entregues aos apicultores sorrisenses, garantindo a produção de mel de qualidade”.
O Programa Vitamel incentiva os produtores a criar abelhas, produzir mel, própolis e demais subprodutos. O objetivo principal do programa é fortalecer a apicultura como atividade econômica sustentável, preservando o meio ambiente e priorizando a agricultura familiar formando parcerias com o agronegócio. Atualmente, o programa conta 131 produtores cadastrados.