A operação Abafa Araguaia foi deflagrada, hoje, para fiscalização das áreas de vegetação dentro bioma Amazônia e Cerrado que foram desmatadas com uso irregular do fogo. A ação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com as demais forças de segurança.
Ao todo, 11 propriedades, nos municípios de Araguaiana, Bom Jesus do Araguaia, Cocalinho, Querência, Ribeirão Cascalheira e Porto Alegre do Norte são alvos dos agentes que estão realizando os ciclos de fiscalização para identificar os pontos que foram destruídos com as queimadas irregulares.
A devastação foi detectada através do monitoramento da sala de situação do Batalhão de Emergências Ambientais que mostrou diversos focos de calor e o desaparecimento de parte da vegetação.
Em Mato Grosso, o período proibitivo de queimadas continua até 30 deste mês. Conforme decreto estadual fica proibido o uso do fogo para limpeza e manejo das áreas. A realização deste trabalho é resultado do investimento de R$ 73 milhões realizado pelo Governo de Mato Grosso para as diversas ações de combate a temporada de incêndios florestais.
Além dos bombeiros, integram a operação os agentes de fiscalização da a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas e Perícia Oficial de Identificação.