Os militares do Corpo de Bombeiros de Nova Mutum salvaram, ontem à noite, duas crianças que estavam engasgadas e apresentavam quadro de obstrução de vias aéreas. As ocorrências foram registradas em um intervalo de 25 minutos de diferença, e ambos, os atendimentos aconteceram no quartel após as vítimas serem levadas pelos pais. As crianças passaram por avaliação médica e já estão bem.
“A primeira situação foi com um bebê de 10 dias, onde a mãe a trouxe ao quartel. Rapidamente a guarnição já começou os processos de desobstrução. E depois de feitos os procedimentos perante protocolo, a até o hospital municipal”, explicou o sargento dos bombeiros, Dourado.
O outro atendimento foi com uma criança de um ano. “Cerca de 25 minutos depois recebemos outra ligação, eu atendi a chamada e os familiares informaram que a família já estava trazendo a vítima aqui para o quartel, então logo depois chegaram aqui e também estava com obstrução de vias aéreas. Fizemos também os procedimentos e encaminhamos à unidade hospitalar”, acrescentou.
Apesar do salvamento, conforme o militar, a orientação que fica é que as pessoas liguem para o telefone de emergência dos bombeiros, ao invés de irem diretamente ao quartel. “Nesses dois casos que tivemos os familiares trouxeram as crianças, mas nós orientamos que ligue 193, informe o local onde está, que a viatura vai até você. Quando um militar atende o telefone nessa situação, a viatura já desloca imediatamente, e o militar começa a passar os procedimentos a serem feitos, enquanto isso a guarnição já está em deslocamento e via rádio recebendo as orientações”, emendou.
“Se vier beleza, atenderemos, mas tentem evitar, porque quando você sai de sua casa desesperado, pode ocasionar um acidente, e nós não queremos isso. Nosso atendimento aqui em Nova Mutum é muito rápido, de uma ponta a outra da cidade temos um tempo de menos de oito minutos”, completou o soldado.