PUBLICIDADE

Bombeiros de Lucas do Rio Verde capturam gamba que “invadiu” residência

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: Só Notícias/arquivo)

O gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) adentrou um imóvel, está manhã, no bairro Parque das Américas, em Lucas do Rio Verde. Não foram registrados, segundo os bombeiros, incidentes envolvendo o contato direto com o animal. Conforme o boletim de ocorrência, o marsupial foi avistado enquanto se abrigava na varanda da casa.

A guarnição prosseguiu com a contenção, evitando que fosse ferido e mitigando a miopatia de captura (estresse excessivo). Em seguida, o transportaram para área de mata além dos limites da cidade e realizaram a soltura. O animal, segundo a Fundação Jardim Zoológico em Brasília (DF), está presente em todo o continente sul-americano e tem adaptado-se ao meio urbano.

Também conhecido pelo nome “saruê”, a espécie já encontrada habitando encanamentos, ocos de árvores, caixas de registro de água, interior de caixas d’água, galinheiros e outros locais, dada à disponibilidade de alimento e abrigo. Sua dieta é onívora, sendo importante no controle de pragas como caramujos, baratas, aranhas, carrapatos e até escorpiões (dos quais é imune à peçonha).

O gambá ainda atua como um eficiente dispersor de serpentes para o desenvolvimento da natureza no arredores, uma vez que também consome frutos variados. Apesar de apresentar seus dentes pontiagudos diante de ameaças em potencial, essa espécie, de acordo com a organização, não é considerada de temperamento perigoso ou agressivo.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro capota ao colidir com outro na BR-163 em Sinop

O acidente envolvendo um Fiat Pálio e Cronos, ambos...

Morre ex comandante-geral adjunto da PM no Mato Grosso

O coronel da reserva remunerada na Polícia Militar, Delwison...

Procon em Mato Grosso realiza mutirão orientativo sobre direitos do consumidor

A secretaria adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos...
PUBLICIDADE