O tamanduá-mirim ou tamanduá-colete (Tamandua tetradactyla) foi avistado por moradores, ontem à tarde, às margens da rua Nazaré, nas proximidades do bairro Bom Pastor. O caso foi comunicado ao Corpo de Bombeiros, que realizou os procedimentos de resgate.
De acordo com o boletim de ocorrência, foi verificado que aparentava estar dormindo próximo a área de tráfego, correndo o risco de ser atropelado ou atacado por animais de rua. Os militares executaram a captura com o auxílio de um cambão e o acomodaram em caixa de transporte.
O animal demonstrava estar em condições saudáveis e foi encaminhado para área de reserva natural, fora dos limites da cidade, onde foi feita a soltura. Segundo dados da fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), o mirim costuma medir entre 87 e 110 centímetros, podendo pesar até 7 quilos.
Ele está distribuído por todo o país, especialmente em biomas como a floresta amazônica, mata Atlântica, caatinga e savanas, tais como o cerrado. Sua alimentação é estritamente insetívora, tendo como base o consumo de cupins, formigas, abelhas, entre outros.
Também conforme a fundação, ele é parte das três espécies na família que tem sua incidência registrada no Brasil, sendo as outras duas o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o tamanduaí (Cyclopes didactylus).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.