O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros em um sítio que estava em chamas, em Rondonópolis (214 quilômetros de Sinop). Ele foi levado a uma clínica veterinária e está recebendo os tratamentos necessários. Posteriormente, será solto a natureza.
Os militares começaram o trabalho de extinção, quando perceberam que havia um macaco cercado pelo fogo e devido à alta intensidade do calor, se apavorou e pulou da árvore para tentar se salvar se queimando. Os bombeiros conseguiram fazer o resgate e providenciaram o tratamento do macaco.
Para reforçar a tentativa de preservação das espécies e manutenção do ciclo da cadeia alimentar, o Comitê Estadual de Gestão do Fogo, gerenciado pelo Governo de Mato Grosso tem realizado uma força-tarefa diária no resgate dos animais que apresentam ferimentos causados pelas queimadas ou lesões sofridas durante o trajeto para escapar.
Localizado no quilômetro 17 da Transpantaneira, que liga o município de Poconé a Porto Jofre, o Posto de Atendimento a Animais Silvestres foi montado para fazer os primeiros socorros e tratá-los para que possam retornar ao habitat com segurança. O Posto de Atendimento do Pantanal integra as ações do Centro Integrado Multiagências.