PUBLICIDADE

Bombeiros cobram reforços para combater queimadas em Sinop

PUBLICIDADE

Há cerca de um mês sem chuvas, o número de focos de incêndio já começa a preocupar em Sinop. Várias ocorrências foram atendidas pelos bombeiros, nos últimos dias, principalmente em terrenos baldios. O alerta, segundo o tenente-coronel Julio Cezar Rodrigues, é que a maioria dos focos é proposital.

“As pessoas colocam fogo para queimar lixo ou o mato nos terrenos baldios, mas não tem preocupação com os danos a qualidade do ar, e o perigo do fogo se alastrar e invadir construções”, alertou. Esta semana, um incêndio em um terreno baldio ameaçou várias residências em um bairro da cidade.

Atualmente, a companhia tem apenas uma viatura de combate a incêndios. “Hoje não temos estrutura para combater incêndios florestais. Estamos buscando parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a Defesa Civil para definir um plano de ações de combate a incêndio”, acrescentou.

Uma das saídas seria a contratação de brigadistas para auxiliar em ações de conscientização e combate, além do aluguel de um caminhão pipa. “Ainda temos que ver o que é possível fazer com os recursos disponíveis”, salientou.

Somente nos dois últimos dias, foram registrados cerca de 37 focos de calor em Mato Grosso, é o segundo maior número do país. “Esses números tendem a aumentar em junho e julho quando a prática é discriminada”, concluiu.

A Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) ainda não confirmou o período de proibição de queimadas. Em anos anteriores, foi estipulado entre julho e setembro.

Leia mais
Sinop: 3 viaturas quebram e bombeiros usam ambulância emprestada

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incra abre vagas para dois assentamentos em Mato Grosso; um no Nortão

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)...

Ataque de abelhas causa tumulto em escola de Sorriso

Um ataque de abelhas gerou momentos de tensão e...

MP defende atuação coordenada das instituições em crises de segurança em Mato Grosso

Promotores de justiça, policiais, peritos e bombeiros estão participando...
PUBLICIDADE