Os bombeiros capturaram, ontem, na rua e bairro GS uma cobra salamanta de aproximadamente 1,30 metro, na área de gramado de um passeio público em Alta Floresta. De acordo com informações do primeiro-sargento Luiz Fábio, o animal foi encontrado por populares foi feita a captura e a cobra se mostrou bem hostil durante o procedimento. Depois disso, a serpente foi realocada em área florestal distante do núcleo urbano sem ferimentos.
O sargento explicou ainda no relatório de atendimento que a cobra não é peçonhenta e pertence à família dos boídeos, a mesma da sucuri, jiboia, píton reticulada, entre outras. Ela pode atingir até cerca de 1,70 metro, possui dorso pardo-avermelhado, com manchas negras e ventre amarelado.
“Quando a salamanta se expõe ao sol, a sua cor reflete um tom furta-cor e azul metálico devido à iridescência Por isso é também chamada de cobra arco-íris. É um animal terrícola e de hábitos noturnos. Assim como a jiboia e a sucuri, a salamanta é vivípara, isto é, geram seus filhotes em seu ventre”, disse Fábio.