sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Bombeiros capturam ouriço encontrado por funcionários de empresa em Alta Floresta 

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: divulgação)

O ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis) foi resgatado numa área de passeio público da avenida Ariosto da Riva Neto, ontem à tarde, em frente a uma oficina mecânica, no centro. O caso foi comunicado por funcionários ao Corpo de Bombeiros. Segundo o boletim de ocorrência, o animal havia escalado e se abrigado numa árvore.

A equipe realizou sua captura com auxílio de uma escada e cambão extensor, para alcançar o roedor e realizar sua retirada em segurança. O ouriço ainda foi submetido a verificação veterinária, sendo constatado que estava saudável e sem ferimentos visíveis. Ele foi colocado em caixa de transporte e encaminhado até área de mata para a soltura.

De acordo com a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), ele pode medir até cerca de 50 cm e pesar até 1 kg. Seu corpo é coberto por espinhos que se estendem da cabeça até a metade da cauda, que é preênsil e atua como um quinto membro, ajudando-o a escalar. Possui garras fortes nos membros e a coloração da pelagem variável.

Diferentemente da visão popular, a organização destacou que quando se sente ameaçado, o animal eriça seus espinhos e curvar o corpo, de forma a tentar proteger a cabeça e outras partes vitais. Estes espinhos podem se soltar facilmente, e caso algum predador pegue o ouriço, ficará com as patas ou boca espetadas.

Sua incidência já foi registrada em quase todo o Brasil, com exceção aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É também encontrado na Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Trinidade e Tobago, Guiana Francesa, Guiana, Suriname e Venezuela.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...

Princípio de incêndio em gerador é contido por trabalhadores no Nortão

As chamas causaram estragos em gerador de energia, ontem...
PUBLICIDADE