A serpente muçurana (Clelia clelia) também conhecida como cobra-preta, foi encontrada nas imediações da rua Santa Luzia, no bairro Boa Nova 2, em Alta Floresta. O caso foi relatado por populares ao Corpo de Bombeiros e não houve registro de ataques envolvendo o animal.
Conforme o boletim de ocorrência, pedestres avistaram o réptil numa área de passeio público. Com a chegada dos militares, foi feita a aproximação e captura com o uso de equipamentos convencionais (gancho e pinça de manejo). A serpente estava visivelmente saudável e sem lesões aparentes.
Posteriormente, a acondicionaram em caixa de transportes e deslocaram-se até reserva florestal, além dos limites da cidade. A soltura ocorreu em área de mata ciliar (situada próxima a córregos).
A espécie, segundo o Instituto Butantan, não possui peçonha e pode alcançar até 2,5 metros. Em seu ciclo de vida, costuma variar entre rotinas diurnas e noturnas, habitando áreas de mata rasteira ou fechada, nas imediações de rios e lagos. Outra característica notável é a alternância de sua coloração, indo de rosa-claro e laranja quando jovem até azul-escuro e preto na fase adulta.
Ainda segundo o Butantan, tal como nos biomas do Mato Grosso, a cobra também pode ser encontrada nos estados da Bahia, Maranhão, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e outros.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.