PUBLICIDADE

Bombeiros capturam jararaca em avenida de Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: divulgação)

Militares do Corpo de Bombeiros de Sinop resgataram, ontem à noite, por volta das 21 horas, uma jararaca (Bothrops jararaca) na avenida dos ingás, próximo a Unemat, após solicitação de transeuntes que passavam pelo local.

Conforme o sargento Luciano, o animal foi encontrado próximo ao meio-fio da avenida, que possui alto fluxo de veículos. Com o uso de equipamento de proteção individual, os militares realizaram a captura do animal que não apresentava ferimentos.

Devido ao bom estado de saúde, o animal foi levado até uma região de reserva distante do perímetro urbano, onde foi realizado a soltura.

Segundo informações da Fiocruz, a jararaca é perigosa, mas geralmente foge assim que avistada. Mede cerca de 1,20m, possui desenhos que lhe proporcionam uma ótima camuflagem, o que torna difícil a visualização do animal A reprodução é vivípara, isto é, dá à luz a filhotes ao invés de colocar ovos, com o nascimento previsto para início da estação chuvosa.

Quando filhote, a Jararaca, como a maioria dos membros do gênero Bothrops, possui a extremidade da cauda ligeiramente clara ou amarelada. Isto porque, ela utiliza a cauda para atrair pequenas rãs e sapos, bem como pequenos lagartos, do qual se alimenta. Na fase adulta se alimenta de pequenos roedores.

De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo das jararacas é o maior causador de acidentes com cobras no país, o que representa 69,3% das picadas registradas no Brasil em 2022, e é responsável por mais de 72% dos casos no estado de São Paulo, de acordo com informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE