Os militares do Corpo de Bombeiros integraram as ações do projeto Amigos da Natureza para conseguiu coletar mais de 4 mil ovos para garantir a reprodução de tartarugas, que vivem situação de risco, em São Félix do Araguaia (1 mil quilômetros de Cuiabá).
O projeto existe há mais de 20 anos e a preservação da natureza com o repovoamento de tartarugas é realizada no rio Araguaia. As ações começaram este mês com a construção de um berçário para os ovos de tartarugas coletados no leito do rio. Os ovos foram colocados em covas artificiais que permitem o nascimento seguro e controlado. Esses animais sofrem com ações de predadores e ação humana que fazem consumo desses ovos e das tartarugas.
Através do projeto, milhares de tartarugas serão devolvidas para a natureza e repovoarão o rio Araguaia, nas proximidades de Barra do Garças. No total, mais de 4 mil ovos foram coletados.
As tartarugas devem nascer em um prazo de 30 a 60 dias e poderão voltar ao rio. Além disso, o projeto contempla uma horta comunitária e um criadouro de peixes, que dão assistência alimentar para famílias cadastradas na secretaria de Assistência Social.