O tráfego de caminhões e carretas carregados com grãos, combustível, comida, frutas, verduras, gás e outras cargas, continua bloqueado na BR-163, em Lucas do Rio Verde. Agricultores e caminhoneiros decidiram, hoje à tarde, intensificar o bloqueio e não liberar a rodovia hoje à noite, como era feito na semana passada, em que a passagem de caminhões e carretas carregados (menos com grãos e insumos) era liberada entre às 11 e 14 horas, e a partir das 17 horas. Eles não definiram um horário para liberar a passagem. Carros e ônibus passam normalmente.
Em Sorriso, produtores se reunirão hoje à noite para definir como será feito o bloqueio a partir de amanhã. Hoje nenhum tipo de carga passava na rodovia, inclusive caminhões e carretas vazios. Em Sinop, os agricultores estão mobilizados na saída para Sorriso e o bloqueio deve ser intensificado somente a partir de amanhã, quando serão bloqueadas, além de grãos e insumos, cargas de carnes.
Os rumos do movimento podem ser alterados a partir de quarta-feira, já que nesta terça, agricultores e prefeitos do Nortão se reunirão com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e cobrarão soluções urgentes para o setor. No último dia 28, um assessor do Ministério da Agricultura se reuniu com produtores em Lucas do Rio Verde, e recebeu as reivindicações da categoria.
O movimento “Grito do Ipiranga” iniciou há três semanas no município de Ipiranga do Norte (120 km de Sinop), e se expandiu para outras cidades da região. Hoje já está sendo realizado em pelo menos 10 Estados, como Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, entre outros. Entre as cobranças do setor estão implantação de uma política agrícola sustentável, adoção de preço mínimo para grãos, redução dos preços dos combustíveis, pavimentação da BR 163 até Santarém (PA), e o refinanciamento de dívidas provenientes de financiamentos que vençam este ano.
Leia também
Indústrias de calcário de Mato Grosso fortalecem protesto de agricultores
Postos de combustíveis podem ficar sem combustível com bloqueio na BR-163
Produtores de Rondonópolis queimam máquina em protesto
Protesto dos agricultores: caras pintadas reforçam o manifesto em Cuiabá
Prefeitos do Nortão se reunem com ministro da Agricultura amanhã
Bloqueio faz beneficiadoras de arroz de Sinop pararem produção
Cargas de carne não passarão na BR-163 a partir de quarta-feira
Protesto de agricultores entra na 3ªsemana no Nortão e bloqueios continuam