O governador reeleito Blairo Maggi estará nesta terça-feira em Brasília e vai se reunir com o presidente Lula. É quase certo que o governador mato-grossense estará apoiando a reeleição do presidente. O ex-secretário Luiz Pagot, articulador político de Blairo no Estado, também estará no encontro e, confirmou, em primeira mão ao Só Notícias, que Blairo não deverá apoiar o tucano Geraldo Alckmin. “Não tem clima para apoiar o Alckmin principalmente por causa das trapalhadas do PSDB de Mato Grosso em relação ao governador, e as ofensas que fizeram durante a campanha”, afirmou Pagot, que deve retornar para a Secretaria da Casa Civil nos próximos dias. “O governador poderá apoiar Lula ou ficar neutro”, emendou.
Pagot disse que Blairo vai conversar com Lula sobre questões fundamentais para Mato Grosso. “Há muito tempo que o Estado vive de verbas pequenas repassadas pela União. Temos que negociar posições sobre hidrovias, BR-163, hidrelétricas, novos linhões para o Estado, a questão do agronegócio e tantas outras”, adiantou.
Sobre o agronegócio, setor vital para a economia mato-grossense e que foi muito prejudicado pela política cambial do governo federal, Pagot disse que o governo Lula mostrou “boa vontade extraordinária em resolver os problemas do setor tanto que houve renegociação das dívidas e o Banco do Brasil tem cumprido sua parte no acordo. Nunca se vendeu milho com o preço de momento. Sabemos que o Governo federal também tem limitações, sendo o presidente Alckmin e Lula e precisamos compreender determinadas questões”, acrescentou.
Pagot disse ainda que os demais partidos que integraram a coligação de Blairo deve seguir a orientação nacional. Ele citou o caso do PFL, que elegeu o senador Jaime Campos e 5 deputados, e que devem apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin.
Nesta segunda-feira, no final da tarde, lideranças do agronegócio estiveram com Blairo manifestando posicionamento contrário em apoiar Lula. O senador Jonas Pinheiro (PFL) disse, para A Gazeta, que Blairo poderá ficar neutro no segundo turno
(Atualizada às 08:002hs em 10/10/06)