A preguiça-de-três-dedos (bradypus variegatus) foi encontrada, ontem à noite, no quintal de uma residência, na rua A4, no bairro Setor A, em Alta Floresta. O caso foi comunicado por moradores ao Corpo de Bombeiros. Conforme o boletim de ocorrência, o animal estava agarrado a uma árvore, próximo ao topo.
Os militares utilizaram de equipamentos convencionais como um cambão para laçar a preguiça e retirá-lo em segurança. Durante avaliação rápida, foi constado que estava visivelmente ileso e sadio. Com isso, foi acondicionada em recipiente de capturas e transportado até o habitat, onde foi feita a soltura.
Conforme dados do governo federal, por meio do setor ambiental, é estimado que essa espécie tenha um cumprimento de corpo-cabeça entre 40 a 70 centímetros, podendo pesar de 3 até 5 quilos. A preguiça é considera solitária, com hábitos diurnos e noturnos, vivendo de forma arborícola (sobre plantas e árvores).
Seus principais habitats giram entorno de florestas primárias e secundárias, enquanto sua dieta diária consiste basicamente na ingestão de folhas, ramos e brotos, sendo as folhas de embaúba seu alimento “favorito”. Já seu período de gestação dura de quatro a seis meses, com o nascimento de apenas um filhote.
Ainda de acordo com os dados, as preguiças (de forma geral) costumam a tomar sol em áreas altas, visando auxiliar na regulação da temperatura corporal e descendo eventualmente para as necessidades fisiológicas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.