Durante saudação na fazenda Esperança, em Guaratinguetá, cidade vizinha à Aparecida, no interior de São Paulo, o papa Bento XVI passou uma mensagem de esperança e elogiou o trabalho realizado no local para a recuperação e cura de jovens dependentes químicos.
Segundo ele, a fazenda é um exemplo de superação de problemas em uma sociedade na qual os jovens não vêem mais futuro ou esperança. “Justamente aqui nesta fazenda da Esperança, onde estão tantas pessoas, principalmente jovens, que procuram superar o problema das drogas, do álcool e da dependência química, testemunha-se o Evangelho de Cristo no meio de uma sociedade consumista afastada de Deus”, disse Bento XVI em seu discurso.
Além das orações das irmãs Clarissas, religiosas que vivem na clausura, o papa Bento XVI ressaltou a importância da medicina e laborterapia para recuperar os dependentes de drogas. No final de sua saudação, ele destacou ainda sua presença no Brasil para iniciar a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, no Santuário de Aparecida.