Um bebê de um apenas mês e seis dias vida foi salvo por um policial militar, depois se engasgar com o chá de alecrim que era servido pela mãe da criança, em Guiratinga (331 quilômetros de Cuiabá), ontem à tarde. O avô da criança foi até o pelotão da PM pedir ajuda dos policiais para socorrer o recém-nascido. O tenente Vinicius Ribeiro Coelho Felix Góes, que atendeu a ocorrência, contou que ao chegar à residência da família, no bairro Areão, percebeu que a criança apresentava sinais de asfixia e estava ficando roxa.
O policial de imediato colocou o bebê de bruços, deitado em cima do antebraço e usou o dedo médio e o indicador para dar leves tapas de pressão nas costas do bebê. Ainda comovido, o tenente lembra o momento em que a criança expeliu o líquido e chorou ao voltar a respirar.
“Quando eu vi o João Lucas expelir o líquido no meu braço e voltar a respirar, a sensação foi de alívio e dever cumprido. Já prendi muita gente, mas essa ocorrência foi com certeza uma das mais marcantes pra mim que sou pai. Eu sempre fico muito feliz quando vejo esse tipo de ocorrência, é a efetivação do nosso lema, servir e proteger. A maioria da população só vincula nossa imagem com a repressão, mas estamos prontos para também servir de diversas outras formas, seja prestando primeiros socorros, seja dando palestras educativas, ou até segurando o trânsito para um idoso ou cadeirante atravessar”, contou.
Ao voltar a respirar, o bebê foi encaminhado pelos militares imediatamente para o Hospital Oswaldo Cruz, onde recebeu os cuidados necessários. A criança foi submetido a um processo de aspiração do restante do liquido engasgado, fez exame de raio-x nos pulmões, em que foi descartada alguma complicação. O recém-nascido já recebeu alta médica e já está em casa.
As informações são da assessoria.