Mais um dado chama a atenção para a violência no trânsito em Mato Grosso. Somente neste ano, mais de 155 mil imóveis no estado ficaram sem energia por causa de batidas em postes. Os números são da concessionária de energia do Estado que fez uma campanha de conscientização em parceria com o Ministério Público.
Segundo a concessionária, ao todo foram 430 ocorrências. Mais de 63% dos acidentes foram registrados em áreas rurais no estado, a maioria concentrada na região de Sinop, que registrou 84 casos, afetando cerca de 16.300 clientes só no campo.
Além do risco à vida, essas ocorrências geram um efeito em cadeia. “Vemos carros, caminhões e maquinários agrícolas atingindo postes. Logicamente quanto maior o veículo, mais risco de danos existem. Então nós precisamos ter muita atenção no campo e na cidade”, explica o coordenador de Saúde e Segurança da concessionária Heitor Ragalci Galdino.
De acordo com Heitor, a orientação quando ocorre acidente envolvendo postes de energia é que todos permaneçam dentro do veículo, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança.
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros encerram nesta quarta-feira a programação alusiva à campanha de prevenção e enfrentamento à violência no trânsito. Foram 30 dias de discussões sobre a temática, por meio de entrevistas semanais divulgadas em rádio e de divulgação maciça de orientações para sensibilização da sociedade sobre a importância da promoção da cultura de paz.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.