A solenidade que marca a integração de mais 15 policiais no batalhão da Polícia Militar em Sorriso, acontece neste momento, na Câmara de Vereadores. Dos 14 do curso de formação, 9 ficarão na cidade, 2 em Nova Ubiratã, 2 em Boa Esperança do Norte (distrito) e 1 em Ipiranga do Norte. Um tenente foi deslocado de Sinop e também vai ficar na sede. O aumento no número de soldados no efetivo foi de 25%. 7 pistolas .40 foram encaminhadas pelo governo para reforçar o policiamento que, segundo o comandante local, major Jorge Almeida, será mais intensivo.
O comandante afirmou que com “esse aumento de efetivo vamos utilizando algumas ferramentas, que a polícia utiliza para prestar o policiamento ostensivo. Vamos utilizar análise policial, onde esses soldados vão ser empregados em determinados horários e locais onde os índices de crimes ocorrem com mais frequência. Baseado nisso, vamos identificar o policiamento, nessas áreas onde são mais vulneráveis, tentando trazer uma paz social”.
O major ainda reforçou que “temos viaturas em condições para utilizar no serviço diário. Temos 7 no batalhão do município de Sorriso, precisamos de mais, o governo está sinalizando a compra de algumas e temos esperança que também venham para cá, mas não tivemos resposta disso ainda”. E destacou ainda que “o governo já sinalizou uma nova formação, já chamou 600 restante do concurso mais o cadastro de reserva. O Comando Regional III vai ser contemplado com mais 135 policiais que irão ser formados nessa área, estamos conversando com o comando, tenente coronel Razera, e vendo a possibilidade de uma parte ser formada no 12º batalhão”.
O prefeito em exercício, Xuxu Dalmolin, destacou o aumento de efetivo, mas frisou que mais soldados e estrutura também estão sendo cobrados do Estado. “Estamos já na iminência de lançar também em Sorriso, é um compromisso, estamos articulando junto ao comando da Polícia Militar, o governo do Estado, a formatura de mais 45 policiais aqui em Sorriso, para que pelo menos 30 fiquei aqui ajudando e desempenhando um trabalho para melhorar nossa segurança”.
O gestor afirmou que “não tem como fazer segurança sem ter veículos adequados e preparados para isso. O Estado está investimento em breve vai entregar viaturas SW todas equipadas e Sorriso deve ser contemplada com isso, armamentos, coletes. Estamos buscando e sendo prontamente atendidos pelo governo do Estado”.
Para o presidente da Aces (Associação Comercial e Empresarial), Silvio Borges, o aumento do efetivo aumenta a sensação de segurança. “Certamente vem aumentar a sensação de segurança do comércio e da sociedade. É um dos pontos que foi pedido. É uma parte de um conjunto de ações que estão sendo tomadas […], haja vista, principalmente de forma preventiva que é o que o povo tem solicitado”.