O primeiro Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) no interior do Estado, em Sorriso, será inaugurado dia 21, e terá helicóptero modelo Esquilo, equipado para atender as ocorrências policiais, de resgate, incêndios, salvamentos, auxílio em investigações, apoio a ações humanitárias, entre outras. A utilização será em conjunto com o Grupo de Aviação Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros, o qual conta com duas aeronaves modelo Air Tractor 802F para combater incêndios florestais e urbanos. O Ciopaer conta com três aeronaves. Uma ficará estabelecida em Sorriso e outras duas permanecerão no sistema de rodízio em Cuiabá.
O hangar foi construído, no aeroporto, em parceria do Estado e prefeitura com mais de R$ 30 milhões em investimentos, incluindo aeronaves e equipamentos.
Serão disponibilizados cerca de 30 profissionais do Ciopaer, entre bombeiros militares, policiais civis e policiais militares para atuar no novo hangar, informa o Gabinete de Comunicação.
O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel Juliano Chiroli, disse que a entrega deste hangar é “um marco importante que nos permitirá atender de maneira mais eficiente a sociedade mato-grossense, e vamos aliar a preocupação com a segurança pública na região à proteção do meio ambiente”.
O coordenador do Ciopaer entregará um projeto ao governador Pedro Taques para compra de um novo helicóptero, de maior capacidade para transporte de pessoal e carga, maior velocidade, o que, de acordo com Chiroli, poderá viabilizar também uma nova base de operações aéreas em outra região do Estado.