Uma lancha com 27 pessoas afundou na região do pantanal, nas proximidades da fazenda Descalvados, em Cáceres. O acidente com o barco Hotel Itapuã aconteceu na madrugada de sábado, entre 3h e 4h. Apesar da gravidade ninguém se feriu. Um dos passageiros que estava a bordo acordou no momento em que começou a entrar água na embarcação, acionou o alarme acordando os demais, que abandonaram o barco, antes de ele afundar completamente.
A ruptura de uma rede de abastecimento de água no interior do barco, segundo a Agência Fluvial de Cáceres, teria provocado o acidente. A agência Fluvial, conforme o comandante, capitão Evaldo Lucena de Vasconcelos, já determinou a instauração de Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação, para apurar o acidente. O oficial adiantou que, a lancha Hotel Itapuã, estava com a vistoria em dia. A embarcação foi vistoriada em 2006. Porém, o prazo de validade da vistoria é até março de 2009.
A lancha Itapuã, havia saído de Cáceres, na sexta-feira, com uma equipe de 26 pessoas, entre 14 passageiros, quatro tripulantes e seis piloteiros, para uma pescaria na região do pantanal. Após o salvamento de todos os passageiros, eles foram levados para a sede da fazenda Descalvados e, posteriormente, resgatados pela lancha Babilônia, que passava pelo local.
Esse foi o segundo acidente envolvendo lanchas de passeio na região pantaneira. O primeiro aconteceu no dia nove de março na região de Porto Cercado município de Poconé. Uma lancha com 22 passageiros sendo 12 turistas e 10 tripulantes, naufragou durante a madrugada. As buscas aos passageiros duraram mais de uma semana, no final o saldo trágico: oito pessoas morreram no acidente. Em Cáceres o comando da Agência Fluvial promete fazer alterações no sistema de navegação para evitar acidentes dessa natureza.