Quatro instituições bancárias de Alta Floresta foram notificadas pelo Ministério Público Estadual para que cumpram a lei municipal que fixa limite máximo de 20 minutos para o atendimento dos clientes que esperam nas filas. As notificações foram expedidas a partir das reclamações de populares do município. Entre junho do ano passado a fevereiro, foram coletadas senhas que comprovaram que tempo era superior ao permitido.
No Banco do Brasil, segundo o MP, entre 20 de junho a 23 de fevereiro, foram 966 senhas. No Bradesco, 335. Em alguns casos, esperavam mais de uma hora para serem atendidos. Na cooperativa Sicredi Norte, entre 26 de outubro a 28 de dezembro, outras 484. Na ação, assinada pelo promotor Marcelo Caetano Vacchiano, consta que ‘no período pesquisado foram aproximadamente quinhentas pessoas que tiveram seus direitos desrespeitados. Isto o que se conseguiu apurar, porque, tal qual ocorreu nas demais agências bancárias de Alta Floresta, não se tem dúvidas que foram muitos mais usuários que aguardaram em filas sem que tivessem pegado e devolvido as senhas com anotações do horário de chegada e de início de atendimento’.
Segundo determinação do Ministério Público, as instituições terão prazo de dez dias para que providenciem a melhora no atendimento aos usuários, no tempo máximo de 20 minutos, sob a pena diária de R$10 mil, para cada atendimento que ultrapassar o prazo legal, revertendo o valor da multa para o Fundo Municipal dos Direitos Difusos de Alta Floresta. A ação foi publicada ainda na semana passada.