As agências bancárias de Lucas do Rio Verde que não cumprirem as determinações da lei de tempo de espera na fila, estão sendo notificadas pela Prefeitura Municipal. Segundo a coordenadora do Procon no município, Aline Hartmann, algumas denúncias do não cumprimento do tempo máximo, que é de 30 minutos em dias normais e de até 45 minutos em dias anteriores e posteriores à feriados, já foram formalizadas.
Ela explicou que as denúncias foram encaminhadas para a prefeitura que é responsável pela notificação e fiscalização das agências. “A prefeitura já está notificando e dando um prazo de até 48 horas para que o banco se adapte às exigências”, disse.
Atualmente, Lucas do Rio Verde tem 4 agências bancárias e uma cooperativa de crédito, que presta serviços. A lei que estipula o tempo máximo de espera foi criada no ano passado e entrou em vigor no mês de setembro. Outra exigência é que as senhas devem conter o horário que o cliente retira a senha e, após o atendimento, deve descrever o horário em que foi atendido.
“Ainda são poucas as reclamações. Muitas pessoas ligam, mas não vêm formalizar a reclamação”, salientou Hartmann. O não cumprimento das normas pode acarretar em multas para as agências.