As bancas examinadoras que realizam os testes teóricos e práticos para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do Departamento Estadual em Mato Grosso (Detran-MT), iniciaram suas atividades no interior, ontem. Pela primeira vez, os exames tem início em janeiro. Em anos anteriores os exames começavam em março.
De acordo com o diretor de Habilitação, Fernando Martin, foi realizado o planejamento e com a abertura do orçamento feita pelo Governo logo no início do ano foi possível retomar as atividades após o recesso das equipes que durou um pouco mais de um mês. Em 2015, as rotas foram finalizadas no dia 19 de dezembro.
“No ano passado, com a transição de governo e a necessidade de ajuste nas contas do Estado, ocorreu um atraso na abertura do orçamento e os exames iniciaram na última semana de março. Também tivemos interrupções nas atividades da banca examinadora em decorrência de greves dos servidores, e adequações no sistema Fiplan. Este ano a banca examinadora teve praticamente um mês de recesso. Com a volta mais cedo das atividades, será possível uma rotatividade maior nos municípios, podendo aumentar o número de visitas às localidades”.
A agenda está definida até o dia 06 de fevereiro e irá atender 27 municípios com a atuação de duas equipes de examinadores nas regiões norte, leste e sul do Estado. As atividades serão retomadas após o feriado de carnaval. De acordo com o diretor, até lá será definida a agenda anual, desta forma os Centros de Formação de Condutores (CFCs) poderão se organizar melhor.
Outra novidade este ano é que o Detran-MT, após 10 anos, retomou a capacitação de servidores para atuar como examinadores. Até março 18 servidores participam do curso de formação de instrutores e examinadores de trânsito e nos próximos meses poderão ir a campo, ampliando o número de equipes no Estado e permitindo mais agilidade aos trabalhos no interior.