Nesta quinta-feira (1º), a partir das 11h30, os bancários de Mato Grosso, cansados de sofrer com a insegurança nos bancos, farão um ato de protesto em frente à agência do Bradesco no centro da capital. De acordo com a assessoria do Sindicato dos Bancários, haverá apresentação teatral e diálogo com a população que sofre as conseqüências da criminalidade. Dados do sindicato apontam que somente este ano foram registrados 19 ataques entre assaltos e tentativas, mesmo número de ocorrências em todo ano de 2010.
Na ocasião também será realizado o lançamento oficial da Campanha Nacional dos Bancários que tem como um dos principais itens que estão pedindo é o investimento em segurança nos bancos. O sindicato também percorrerá as agências do centro de Cuiabá para marcar o lançamento no ambiente de trabalho. Entre as reivindicações está mais investimento em segurança bancária, mais contratações para atender a população, melhores condições de trabalho, fim das metas abusivas, fim do assédio moral e reajuste salarial de 12,8% (o que corresponde a 5% de aumento real mais a inflação projetada de 7,5%).
O presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva, afirma que o ato serve para cobrar dos bancos mais investimento em segurança, a começar com a instalação dos biombos, barreiras visuais que dificultam a ação de bandidos que cometem "saidinha de banco". Arilson destaca que os bancos nada têm feito em relação aos constantes assaltos, sendo o mais recente no Banco do Brasil de Campo Novo dos Parecis (396 km a Noroeste de Cuiabá), na tarde de ontem (30).
"Estamos fartos de tanta violência que assola o ambiente bancário. Trabalhadores estão em pânico com estas ações, trabalhar em bancos se tornou uma profissão de alto risco. Vamos às ruas para cobrar ações efetivas do banco que precisa atuar imediatamente. Estamos cobrando o que toda sociedade deseja que é mais segurança", disse Arilson.