O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro (SEEB) entregou, hoje, solicitações para reforçar a segurança nas agências mato-grossenses aos membros do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Entre os pedidos estão a criação de um grupo de trabalho sobre segurança bancária, vigilantes nos caixas eletrônicos, obrigatoriedade de implantação de itens de segurança por meio de legislação estadual e municipal, mais policiamento próximo às agências, principalmente no período de pagamento das folhas dos municípios, Estado e Governo Federal.
O pedido tem como base os frequentes assaltos as unidades que ocorreram em várias cidades mato-grossenses.
Em 2009, foram 20 assaltos entre tentativas e assaltos concluídos, sendo 07 com reféns. Somente no primeiro mês de 2010, duas agências foram alvos da ação criminosa. O presidente do SEEB, Arilson da Silva, sugeriu que o grupo de trabalho seja criado, composto por várias entidades e que atue permanentemente.
O secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, afirmou que a possibilidade de criação de um grupo de trabalho será discutida entre os membros do GGI. Curado se posicionou favorável a proposta do Sindicato e, nos próximos dias deve informar quais as ações serão adotadas no combate aos assaltos a bancos.
Em relação a adoção de itens de segurança nas agências e colocação de vigilantes nos caixas eletrônicos, Curado explicitou que tal iniciativa deve ser dos bancos. Sendo que cabe a Polícia Federal enrijecer qualquer legislação nessa área, por meio de portarias. No entanto, Diógenes se comprometeu em discutir o assunto, inclusive no colegiado de secretários.
Para garantir a segurança durante os períodos de maior fluxo de dinheiro nos bancos, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito de Campos Filho, afirmou que está em andamento a Operação Pagamento, com policiamento ostensivo em agências e caixas eletrônicos durante o período de pagamento.