segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Bancários do Amazônia decidem manter greve em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Os bancários do Banco da Amazônia decidiram ontem, após a rodada de negociações, manter a greve por tempo indeterminado. Em Mato Grosso, são 60 funcionários de três agencias paralisados, sendo as de Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres. Em Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Sinop, os cerca de 25 funcionários, não aderiram ao movimento. De acordo com os sindicatos que estão intermediando as reivindicações (Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, Sindicato do Maranhão, Contraf-CUT e Fetec-CN) ainda há problemas que podem ser melhorados na contraproposta da instituição.

Segundo o Sindicato dos Empregados dos Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro em Mato Grosso, a mesa de negociação será retomada segunda-feira. Dentre os problemas apontados pela comissão dos bancários está a questão da PLR, pois o banco oferece um montante de apenas 9% do seu lucro para dividir com os trabalhadores, enquanto que demais bancos federais como o BNB, por exemplo, chegaram a um montante de 14%. Além disso, o Banco da Amazônia se recusa a seguir o acordo da Fenaban na forma de distribuição da sua PLR.

A categoria também reivindica valorização do piso salarial, já que os 11% oferecidos pela instituição eleva o piso para o patamar de R$ 1.250,00, enquanto que nos demais bancos federais o piso reajustado na Campanha Nacional 2010 chega a R$ 1.600,00, aprovação de um indicativo para a discussão do novo Plano de Cargos e Salários (PCS), assim como um acordo referente a cláusulas de saúde e segurança dos trabalhadores, sobretudo no que se refere ao combate ao assédio moral, conforme foi aprovado na mesa da Fenaban.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pitbull corre atrás de carro após ser abandonado por casal em Sinop

Um cão fêmea da raça Pitbull foi resgatado, ontem,...

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de...

Queimada atinge pastagem em Lucas do Rio Verde e também destrói trator

O incêndio florestal causou estragos em área de pastagem,...
PUBLICIDADE