Os bancários de Mato Grosso aprovaram, hoje, a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste de 8%, aumento do PLR, entre outros, e retornam ao trabalho na segunda-feira (14). Apenas os funcionários da Caixa Econômica Federal vão manter a greve, por tempo indeterminado, que completou 23 dias, por avaliaram como insuficiente a proposta específica apresentada pelo banco.
"Os empregados da Caixa rejeitaram a proposta específica, pois entenderam que alguns itens podem ser melhorados. Por isso, vamos continuar a greve na Caixa em todo Estado e lutaremos por valorização. Agora, vamos nos mobilizar para intensificar greve e lutar por um banco público que exerça seu papel social e atenda as reivindicações dos empregados", afirma o presidente do SEEB-MT, José Guerra.
Conforme Só Notícias já informou, a federação propôs elevar para 8% (aumento real de 1,82%), além de reajuste de 8,5% do piso (ganho real de 2,29%) e de 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela individual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Também inclui a elevação de 2% para 2,2% o lucro líquido na parcela adicional da PLR. Os profissionais devem compensar os dias parados, com uma hora extra, até o dia 15 de dezembro.
Em Mato Grosso, 210 agências bancárias ficaram fechadas. A categoria pedia índice de reajuste salarial de 11,3% (5% de aumento real). Em Sinop as dez agências ficaram fechadas. No município são aproximadamente 250 funcionários.