Novas doações de alimentos para o Natal das crianças foram feitas na tarde desta quinta-feira, na Central de Arrecadação, no bairro Consil, em Cuiabá. A secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, recebeu os representantes de várias empresas para a assinatura do termo de doação. E fez um balanço da arrecadação, que até o momento está em 2.993.108 (dois milhões novecentos e noventa e três mil e 108 quilos) de alimentos.
Desta vez foram doadas 10 mil garrafas de óleo de soja pela empresa Bunge Alimentos, 1 mil cestas básicas pelo Grupo Mônaco, 900 quilos de arroz pela empresa Tio Miro, 1 mil cestas pela Rede Cemat e 1 mil cestas pelo Banco BMG. “A campanha está cada vez maior graças à solidariedade do povo de Mato Grosso. Estamos aqui hoje recebendo as doações e agradecendo o carinho dos parceiros pelas importantes contribuições, que farão com que as 150 mil famílias possam ter um natal mais feliz, com comida na mesa. Acredito que iremos superar a nossa meta, que é de 3 milhões de quilos”, comemorou a secretária.
Desde a primeira edição da campanha, em 2003, a Rede Cemat, é parceira do governo de Mato Grosso nessa campanha. “Esta é uma oportunidade que a empresa tem de poder ajudar a atender a comunidade mais carente deste estado, que precisa desse tipo de apoio. Por isso atendemos ao chamado do governo do Estado com muita satisfação”, enfatizou o superintendente da Rede Cemat, Juseli Nunes da Silva.
O diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindimat), Gilvando Alves de Lima, falou sobre o envolvimento de um número cada vez maior de empresas e explicou como funciona a parceria da instituição com a campanha do Natal das Crianças.
“Nossa responsabilidade é oferecer o transporte rodoviário de maneira não onerosa em todo o estado, principalmente aos municípios que não tem condições de retirar os alimentos na Central. Nós também fazemos com que os alimentos oriundos de doações de produtores rurais cheguem à Central”, detalhou.
Com investimentos que confirmam a participação no desenvolvimento econômico de Mato Grosso, a empresa Bunge Alimentos, também contribui para essa campanha de cunho social.
“Nossa empresa valoriza e incentiva o local. Se a gente está num local onde as pessoas estão bem estruturadas, se alimentando, bem cuidadas, também estamos bem como empresa. Já participamos há vários anos e a idoneidade da campanha, a seriedade e a responsabilidade da entrega é primordial para querermos continuar participando ativamente”, garantiu a gerente administrativa, Luciana Friozi.
O sócio-proprietário do arroz Tio Miro, Rogério Mendonça, considera a campanha um meio de retribuir aos cidadãos mais carentes de Mato Grosso as oportunidades de crescimento aqui encontradas. “É uma forma de dar uma resposta a tantas coisas boas que o estado nos deu. Essa ajuda ao povo é também um reconhecimento, um gesto de gratidão nosso”.
Cada cesta doada tem 13 kg de alimentos e é composta por 5 kg de arroz, 2kg de feijão, 4 kg de açúcar, 1 kg de macarrão e 1 litro de óleo.
Desde o início, a campanha vem recebendo várias doações de empresários de Cuiabá, Várzea Grande, de municípios do interior e até de outros estados. A meta este ano é arrecadar 3 milhões de quilos de alimentos e atender 150 mil famílias carentes em todos os 141 municípios de Mato Grosso, incluindo comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas.
As arrecadações iniciaram no dia 16 de novembro e seguem até o dia 13 de dezembro. Quem quiser participar pode procurar os supermercados ou diretamente a Central de Arrecadação da Campanha, que fica na Avenida Miguel Sutil, no bairro Consil.