A produção anual das delegacias da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso foi tônica da 1ª Reunião Gerencial, ontem, com diretores, delegados regionais, titulares de delegacias da região metropolitana, investigadores, escrivães, técnicos e chefes de setores da área administrativa. No encontro, as diretorias da Instituição apresentar o balanço às atividades executadas pelas unidades policiais em 2011, discutiu a produtividade e os índices criminais. Cada diretoria apresentou seu planejamento operacional para ano de 2112.
O encontro reuniu cerca de 100 servidores da PJC, no auditório da Academia da Polícia Judiciária Civil (Acadepol), em Cuiabá. Na abertura, o delegado geral em substituição, Sebastião Finotto da Silva, agradeceu a presença de todos e discorreu sobre a importância das reuniões para desenvolver metas de melhorias. “Aqui são divulgados dados estatísticos referentes ao exercício de 2011, com destaque ao número de boletim de ocorrências, TCOs, inquéritos policiais instaurados e concluídos. Em cima disso, é que analisamos o mapa de criminalidade por circunscrições e planejamos as ações para 2012”, destacou Finotto.
Na sequencia o delegado da Diretoria de Inteligência, Marcelo Felisbino Martins, apresentou o planejamento da Inteligência para o ano de 2012. “O intuito dessa diretoria é desenvolver várias ações de inteligência, como visitas técnicas, capacitação, expansão de sistemas, workshop, encontro nacional, implantação de inteligência, cursos, ampliação de núcleos nas unidades policiais, inclusive no interior do Estado e operações”, explicou.
O diretor do interior, Aldo Silva da Costa, mostrou o balanço das operações realizadas em 2011, contento números de cumprimento de mandados de prisões, buscas e apreensões, instauração e conclusão de inquéritos policiais, apreensões de armas e drogas, confecção de termos circunstanciados de ocorrência (TCO) por delegacia.
O diretor também destacou resultado alcançado na Campanha de Natal de 2011 no interior e ressaltou o desempenho da Regional de Rondonópolis. Costa mostrou comparativo do efetivo atual da Polícia Civil nas Regionais com os números de habitantes, de municípios, calculado por quantidade de delegados, escrivães e investigadores.
Ainda pela manhã, a psicóloga Karina Franco Moshage, da Secretária Estadual de Educação (Seduc), ministrou a palestra motivacional com tema Gestão de Conflitos, que fala dos conflitos da pessoa na vida profissional e pessoal, como a ansiedade, frustração, mudanças estruturais, falhas de comunicação, relação interpessoal, do princípio “ação reação”. Ao decorrer da palestra, Karina apresentou um vídeo onde todos participaram.
O trabalho das delegacias de Cuiabá, Várzea Grande e adjacentes foram apresentados pela Diretora Metropolitana Adjunta, Silva Virginia Biagi Ferrari, que ressaltou os principais crimes, planejamento e logística para as próximas operações.
Conforme Silvia, a Diretoria disse que haverá reforço nas delegacias durante o período de carnaval, principalmente nas cidades da Baixada Cuiabana, como Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger. “Queremos dar aos foliões mais segurança e prestar bom serviço às sociedade”, disse. .
Para fechar o período matutino, A Diretora Adjunta da Acadepol, Beatriz Fátima Figueiredo Rabel, explanou sobres o calendário das capacitações de 2012. Os cursos oferecem oportunidade para qualificação, treinamento e atualização direcionados aos policiais civis.
Iniciando os trabalhos da tarde, a Coordenadoria de Tecnologia de Informações (TI), por meio da Gerência de Estatística, apresentou os dados de criminalidade por região, destacando as principais ocorrências com gráfico comparativo aos anos 2009, 2010 e 2011.
O Corregedor Geral, Gilmar Dias Carneiro, sintetizou a produtividade do ano de 2011 do órgão fiscalizador da atividade policial. Ainda mencionou o cronograma das correições de acontecerá ao decorrer de 2012 em todo o Estado.
Em continuidade, o delegado José Antônio Cavadas Filho, Diretor de Execução Estratégica, inovou sua apresentação com um vídeo que sintetiza todas as informações relacionadas com a Diretoria. Descrevendo com detalhes o trabalho desenvolvido no ano passado (2011), incluindo números, contratações, aquisições, investimentos e valores. Ele destacou a necessidade de captar recursos através de criação de projetos.
O presidente eleito da Associação Mato-Grossense dos Delegados de Polícia (Amdepol), Jose Lindomar Costa, aproveitou o evento para falar sobre os projetos para copa de 2014, da idéia de se criar a Delegacia de Apoio ao Turista e ao Consumidor. Costa também mencionou sua expectativa para sua nova função, a presidência da Amdepol.
A Diretoria de Atividades Especiais, representada pelo delegado adjunto da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Gustavo Garcia, falou do balanço e metas da especializada para este ano. Após a investigadora, Vanessa Miranda, Coordenadora do Canil da DRE, demonstrou as atividades dos cães, tida como mais uma ferramenta de apoio ao trabalho policial.
Para finalizar, o delegado Rogério Modeli, titular da Delegacia Fazendária, apresentou as operações realizadas e as investigações que estão em andamento.