PUBLICIDADE

Balanço da Sema em Sinop contabiliza 250kg de pescado apreendidos

PUBLICIDADE

Balanço parcial do escritório regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em Sinop aponta que desde início da Piracema, em novembro, aproximadamente 250 quilos de pescado já foram apreendidos. O diretor da unidade sinopense, Luiz Antônio Calegari, afirmou terem sido aplicados R$ 16 mil em multas, além da apreensão de barcos e apetrechos para pesca.

Ele explicou que as apreensões dos peixes aconteceram durante fiscalizações em rios da região (pelo menos oito, entre eles Teles Pires e Verde), e estabelecimentos comerciais nos quais não foram comprovadas as origens dos pescados. Declarou ter sido justamente a comercialização considerada ilegal, a principal irregularidade constatada.

Calegari falou que as ações fiscalizatórias continuam. Conforme Só Notícias já informou, o escritório regional, além de Sinop, tem mais 13 municípios jurisdicionados. São eles Tapurah, Ipiranga do Norte, Santa Carmem, Vera, Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Nova Ubiratã, União do Sul, Itanhangá, Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Itaúba.

A piracema começou em 1º de novembro e acaba no próximo dia 28, sendo o período reservado a reprodução dos peixes. Só é permitida a pesca de subsistência, desembarcada, ou a de caráter científico, previamente autorizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou pela Sema.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE