PUBLICIDADE

Balanço aponta 193 ocorrências de combate as queimadas em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias

As ações de prevenção e combate aos incêndios florestais realizadas pelo Corpo de Bombeiros de Sinop, durante o estado de emergência de maio a novembro e no período proibitivo de queimadas, a partir de 1° de julho até o final outubro, resultaram em 271 atendimentos. As equipes dos bombeiros atenderam 193 ocorrências. Houve mais 78 pela Brigada Municipal Mista, na Gleba Mercedes e região, sendo 48 ocorrências de incêndio e 30 ações de prevenção.

Estiveram empenhados durante a temporada 70 militares que se revezavam em duplas a cada 10 dias, atuando na prevenção e combate na região.

O levantamento dos focos de calor, feito a partir de monitoramento por satélite, indicou que houve aumento de 66,7% em comparação com o ano passado, de 30 para 50. Já a média da última década, de 2012 até o ano passado, registrou variação de 3,5%, com 48 principais focos de calor, em regiões mais distantes da área urbana.

O tenente-coronel Jean Carlos Oliveira ressaltou que neste ano as demandas reprimidas diminuíram, antes era necessário fazer triagem para atender os casos mais graves, mas com a melhoria na infraestrutura e aumento de veículos a disposição dos militares, foi possível dar respostas mais rápidas e todas ocorrências de incêndio que entraram via 193 foram atendidas pela corporação.

A equipe contou com um auto tanque, um auto bomba tanque e viatura auto rápida. Entre os principais incêndios registrados se destacam o ocorrido na Reserva R2, no Jardim Paraíso, na região do Tucunaré, as margens do rio Teles Pires e no setor de chácaras próximo a MT 220.

A ação contou com apoio da prefeitura que fez a fiscalização de limpezas e queimadas em lotes urbanos e responsabilizou infratores. Além disso, rondas preventivas e orientações foram realizadas nas áreas rurais com proprietários de chácaras, e moradores de assentamentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE