Os passageiros do voo 2604 da Azul, que seguia do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, para o aeroporto João Figueiredo, em Sinop, tiveram um susto esta tarde. A aeronave apresentou problemas cerca de 20 minutos após a decolagem e o piloto foi obrigado a retornar para o aeroporto várzea-grandense. Os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco (DEM), Pedro Satélite (PSD) e Silvano Amaral (PMDB) estavam a bordo. Ninguém ficou ferido.
Ao Só Notícias, Dilmar informou que, segundo a companhia aérea, houve perda de potência do avião. “Parece que não teve força para subir suficientemente e o piloto teve que voltar para Várzea Grande, onde há assistência técnica e mecânica. O voo foi remarcado para amanhã, às 6h30”.
Outro lado – a Azul Linhas Aéreas encaminhou nota, ao Só Notícias, informando que a aeronave que fazia o voo 2604, que partiu de Cuiabá com destino a Sinop, esta tarde, retornou ao aeroporto de origem devido a uma manutenção não programada. “Como consequência, o voo 2605, que faria o trecho Sinop-Cuiabá, também foi cancelado. A companhia está prestando toda a assistência necessária de acordo com a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e está reacomodando os clientes via terrestre ou em outros voos da companhia. A Azul lamenta o ocorrido e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações”.
Conforme Só Notícias já informou, uma situação semelhante aconteceu, ontem à noite, envolvendo passageiros do voo da Gol, de Brasília para Cuiabá. A descida no aeroporto Marechal Rondon foi forçada e máscaras de oxigênios foram liberadas pelo piloto. Muitas pessoas passaram mal. Dentre os passageiros estavam o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), a assessora dele e a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder.
Os passageiros relataram que entraram em pânico quando as máscaras de oxigênio caíram, sentiram cheiro de algo queimado, muitas crianças gritavam e choravam e o desespero tomou conta. A assessora do deputado federal contou que informaram que houve uma despressurização, que é a perda de pressão durante o voo.
Depois do susto, os passageiros conseguiram desembarcar. Em nota, a Gol informou que durante a descida houve uma indicação de limitação técnica da aeronave, o comandante acionou as máscaras de oxigênio e agilizou a aproximação para o pouso de forma preventiva. O desembarque ocorreu normalmente e os clientes receberam o atendimento necessário.
(Atualizada às 15h10)