A prefeitura de Lucas do Rio Verde deu início, na semana passada, à construção de uma ponte de concreta na Avenida Tocantins. A obra, que deverá ser construída em cerca de 4 meses, faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta exigido pelo Ministério Público e assinado em 2004 pela prefeitura, devido à Fema não aceitar mais a existência de bueiros nesse tipo de passagem, sendo necessária a construção de uma ponte no local.
Durante o período de construção, a avenida permanecerá interditada. Antes de dar início aos trabalhos de execução do projeto, foi necessário eliminar toda a vegetação morta que estava localizada nas margens do Córrego Lucas. O prefeito Marino Franz, informou através de sua assessoria, que a estagnação da água e as condições impróprias de toda aquela área eram ideais para a proliferação de mosquitos, inclusive da dengue, e algo precisava ser feito com urgência antes de voltar o período de chuvas.
“Inicialmente, será preciso drenar o córrego para que ele volte ao leito antigo e a água possa fluir naturalmente. A operação está sendo acompanhada pelo Ministério Público e pela Fema para que seja feita da forma ambientalmente mais correta”, destacou o prefeito. A intervenção feita na área, que faz parte do Parque Estadual dos Buritis, dará origem à formação de um lago.
A ponte terá 12 metros de largura por 10 metros de comprimento (a largura já inclui o espaço destinado para a continuação da ciclovia) e seu custo será de R$ 188 mil.