sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Aumenta taxa de envelhecimento da população de Mato Grosso e IBGE constata que idade média em Sinop é 30 anos; Sorriso 29

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (infográficos: assessoria)

Mato Grosso seguiu a tendência nacional de envelhecimento de população e tem 7,7% de homens e mulheres com mais de 65 anos, conforme último recorde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última sexta-feira. O levantamento apontou que a população de idosos era de 2,4% em 1980 e 5,1% em 2010.

O índice de envelhecimento mostra a relação de idosos de 65 anos ou mais de idade em relação à população com até 14 anos. Quanto maior o valor do indicador, mais envelhecida é a população. Esse índice chegou a 34 em 2022 para Mato Grosso, indicando haver 34 idosos para cada 100 crianças.

Em 2010, esse índice era de 20, evidenciando o processo de envelhecimento da população no estado. Em Cuiabá o índice de envelhecimento foi de 41,8, em Várzea Grande 32,1, Rondonópolis 35,2, enquanto Sinop apresentou índice de 24 e Sorriso 19. O município com o maior índice de envelhecimento no Estado é São José do Povo (109,7) sendo o município de Sapezal, aquele com o menor índice de envelhecimento (10,3).

As pirâmides populacionais são um instrumento clássico para se analisar a alteração da estrutura etária de uma população por sexo, ao longo do tempo. A base da pirâmide representa as crianças, enquanto o seu topo é referente à população de idosos. O estreitamento da base da pirâmide e o alargamento do seu topo são fluxos que caracterizam uma população em envelhecimento e resultam da relação entre o processo de redução da fecundidade e mortalidade e variação do saldo migratório da população, ao longo dos anos. Em Mato Grosso, o grupo de crianças até 14 anos representava 43,2% da população em 1980 e 25,7% da população em 2010 e no último censo esse percentual foi de 22,7%.

Os dados do Censo também apontaram que a idade mediana de Cuiabá foi de 34 anos, ou seja, esta é a idade que separa a metade mais jovem da metade mais idosa da população. Para Várzea Grande e Rondonópolis a idade mediana ficou na casa dos 32 anos, para o município de Sinop 30 e Sorriso 29 anos. As cinco cidades com população apresentando menor e maior idade mediana dos municípios de Mato Grosso ficaram entre 22 e 46 anos.

Ainda conforme o IBGE, no Brasil, número de idosos na população do país cresceu 57,4% em 12 anos.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

As cinco cidades com população
apresentando menor e maior idade mediana dos municípios de Mato Grosso
Municípios com os cinco maiores e menores índices de envelhecimento da população residente em Mato Grosso
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...

Princípio de incêndio em gerador é contido por trabalhadores no Nortão

As chamas causaram estragos em gerador de energia, ontem...
PUBLICIDADE