PUBLICIDADE

Aumenta recolhimento de embalagens de agrotóxicos em Sinop

PUBLICIDADE

A entrega de embalagens de agrotóxicos utilizados em propriedades rurais na região de Sinop aumentou consideravelmente este ano. Só Notícias apurou que o posto, que começou a funcionar em abril do ano passado, recolhe uma média de 7 a 8 toneladas de embalagens ao mês. Segundo o responsável Gerson Guarnieri, a orientação das revendedoras de agrotóxicos aos produtores foi um dos pontos que contribuiu para o aumento no recolhimento das embalagens. Antes de entregar o material o agricultor deve lavar as embalgens, pelo método da tríplice lavagem ou lavagem sob pressão, e furá-las. A entrega é feita pelo próprio produtor e por meio de agendamento.

Mas a falta de maquinários que preparam o material para ser direcionado para reciclagem exige que todas as embalagens recolhidas em Sinop ainda sejam encaminhadas para Sorriso. Lá, o material é compactado e encaminhado para empresas, onde serão reaproveitados e transformados em conduítes, cordas, embalagens para óleo lubrificante, madeira plástica, barricas de papelão, entre outros produtos. “Aqui no posto nós separamos e conferimos se as embalagens estão bem limpas”, destacou Guarnieri.

O aumento de 38% no recolhimento das embalagens também foi registrado pelo Inpev em todo o Mato Grosso. O Estado que recolheu 2.200 toneladas entre os meses de janeiro a julho do ano passado, já recebeu 3.093 toneladas este ano. O crescimento ficou acima da média nacional, que teve um aumento de 8,3% no mesmo período.

A implantação do posto em Sinop foi uma luta de 5 anos da Associação Revendedora de Agrotóxicos de Sinop (AREAS) com a Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV). Os investimentos totais para a construção do barracão chegaram a R$ 135 mil.

Agricultores dos municípios de Vera e Feliz Natal também estão buscando a construção de uma unidade em Vera (80 km de Sinop). O terreno para a implantação do depósito foi doado pela prefeitura. O projeto está avaliado em R$ 180 mil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE