A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciane Copetti, cobriou, hoje, dos donos de terrenos baldios para que seja feita limpeza permanente visando evitar criadouros do mosquito transmissor da dengue, acúmulo de lixo e proliferação de insetos. A quantidade de imóveis sujos aumentou no início do ano. De janeiroa té agora, a prefeitura acabou limpando aproximadamente 200 – quase duas vezes mais que nos últimos três meses de 2014.
A secretaria constatou que, mesmo com as notificações, aplicação de multa e cobrança pelo serviço, os proprietários não estão cuidando dos lotes. Depois de notificados, os proprietários têm até 30 dias para providenciar a limpeza, não fazendo, a prefeitura limpará e cobrará pelo serviço. “O poder público não tem condições de cuidar da limpeza dos 7 mil lotes baldios no município. Nós não queremos limpar. Gostaríamos que cada um cuidasse do seu. Fica mais barato para o proprietário e mais fácil para a prefeitura”, acrescentou. Se o proprietário contratar uma empresa ou alguém que faça o trabalho pagará entre R$ 50 e R$ 100. Se a prefeitura limpar, o dono pagará R$ 0,51 por metro quadrado, mais multa no valor de R$ 310, informa a assessoria.