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Aumenta o número de queixas contra serviços de energia elétrica em Mato Grosso, diz Procon

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As reclamações dos consumidores contra os serviços de energia elétrica lideraram as queixas no Procon Estadual em julho. Dos 1,309 mil registros categorizados como Serviços Essenciais, 573 (43,77%) foram referentes ao setor de energia. Esse total, confrontado com o número de julho de 2014 – de 146 reclamações -, aumentou 292%. As principais queixas dos consumidores mato-grossenses no mês passado relacionadas ao segmento de energia foram referentes à cobrança indevida/abusiva na fatura de consumo, com 507 registros; reajuste abusivo nos preços, taxas (17) e vício de qualidade com serviços mal executados, inadequados ou impróprios (14).

Ainda na categoria Serviços Essenciais, outra que se destacou pelo volume de reclamações no Procon foi o de Água e Esgoto, com 366 registros em julho de 2015, acréscimo de 7,94% sobre o total registrado em julho de 2014, quando foram contabilizadas 339 reclamações. O serviço de telefonia celular ocupou a 3ª posição no ranking dos mais reclamados no 7º mês deste ano, com 244 registros e alta de 93,65% sobre as 126 queixas de julho do ano passado.

Com 491 registros, o setor Assuntos Financeiros ocupa a 2ª posição no ranking geral de reclamações do Procon em julho de 2015. As queixas estão divididas em 128 procedimentos para a categoria Banco Comercial, 121 para Cartão de Crédito e 72 para Financeira.

Em 3º lugar no ranking do órgão ficou o setor de Produtos, com 480 atendimentos, sendo 86 reclamações para a categoria Telefone (convencional, celular, interfone, etc.), 43 para Eletroeletrônico Importado e 39 procedimentos para Combustível Automotivo (gasolina, etanol, diesel, gás). A área de Serviços Privados registrou 348 atendimentos, ficando com a 4ª posição no ranking. Destes, foram 146 reclamações para a categoria TV por Assinatura, 31 para Escola (pré, 1º, 2º graus e superior) e 28 para Estabelecimento Comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc).

Como o 5º colocado no ranking está com o setor de Alimentos, que registrou 57 recla-mações, sendo 10 para bolachas, biscoitos e petiscos, 9 para supermercados (pães e outros produtos feitos na panificadora do supermercado, verduras, frutas, etc), e 6 para bebidas alcoólicas. O setor saúde ocupa o 6º lugar com 39 reclamações.

Na última posição está Habitação, com 34 registros. Integram o banco de dados do Procon/MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa. 

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