O número de acidente de trânsito no centro e bairros cresceu nos últimos três meses. Os registros do serviço municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT), da prefeitura, apontam que em janeiro, foram 116 ocorrências, em fevereiro, 130 (sendo a maioria com vítimas, visto que 74 ocorrências foram atendidas pelos bombeiros) e em março, houve 160 acidentes catalogados, com 71 feridos.
O departamento passou a intensificar ações para reduzir o número de acidentes. “O condutor, o ciclista, o pedestre, enfim, todos os usuários do trânsito que conhecem as regras e as colocam em prática, certamente atuam de forma preventiva e defensiva, evitando a ocorrência de acidentes ou minimizando suas conseqüências”, aponta o coordenador Márcio Pires. De fevereiro até agora, mais de 400 pessoas receberam orientação dos agentes de trânsito, que fizeram palestras foram em empresas e também no Centro de Eventos Ari José Riedi.
As palestras serão levadas às escolas e também deve entrar em funcionamento o projeto do agente de trânsito mirim. “A ideia é, depois de trabalhar nas escolas o tema do trânsito seguro, permitir que um grupo de alunos possa acompanhar diretamente a atuação dos agentes de trânsito”, acrescenta.
A atuação dos agentes de trânsito em blitze, sejam educativas ou punitivas, também deve ser intensificada, assim como o reforço na formação de condutores mais conscientes.