Moradores de alguns bairros de Sinop estão reclamando da falta de água nos últimos dias. Em alguns bairros o problema com a lentidão no fornecimento de água ocorre há alguns meses. Segundo o diretor do SAE – Serviço de Água e Esgoto, Hildebrando França, a falta de água está sendo ocorrendo nos bairros interligados ao sistema do bairro Boa Esperança.
Entre os bairros afetados estão Jardim Maringá, Jardim das Nações, Jardim Europa, Maria Vindilina 1 e 2, Nossa Senhora Aparecida e Residencial Delta. O motivo apontado por ele é o aumento no consumo de água com os novos loteamentos. Só no bairro Nossa Senhora Aparecida foram mais de 200 novas ligações nos últimos meses.
“Fizemos um levantamento na semana passada e agora vamos apresentar e discutir com o prefeito a urgência de ampliar o sistema”, disse. Segundo França, a solução imediata seria a construção de um novo poço para aumentar a distribuição de água na região.
Hoje, o sistema abastece 6.500 residências, mas tem capacidade para somente 6 mil. Os valores necessários para o investimento ainda não foram levantados, mas o objetivo é de que o problema seja resolvido antes do término do período das chuvas.
Hildebrando ressalta que a falta de água só foi sentida nos últimos dias, com a estiagem. “Quando não chove o consumo aumenta e falta água”, acrescentou.