As aulas presenciais nas instituições de ensino privadas de Sorriso poderão ser reiniciadas. A liberação ocorreu, ontem, após reunião entre Ministério Público, Defensoria Pública, representantes da prefeitura e proprietários das unidades escolares. Todas as unidades de ensino particulares que optarem pela volta das aulas presenciais, deverão cumprir o plano de contingenciamento apresentado ao Poder Executivo, bem como, as exigências apresentadas na nota técnica emitida pela Vigilância Sanitária.
Além disso, deverão seguir o decreto que dispõe das novas medidas temporárias restritivas às atividades públicas e privadas para prevenção dos riscos de disseminação da Covid-19.
A decisão pela retomada das aulas presenciais da rede privada, nesse momento, cabe a cada estabelecimento de ensino, sendo ainda que esta deverá ser de forma gradativa e segura, assegurando aos pais o direito de disponibilização de aulas e avaliações não presenciais para os estudantes cujos genitores ou responsáveis fizerem a opção de não autorizar o retorno dos estudantes à escola, durante o lapso temporal em que pendurar a pandemia, coibindo-se a reprovação de alunos por falta nessa hipótese.
Ainda de acordo com o decreto, as equipes da secretaria municipal de segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil e Vigilância Sanitária realizarão a fiscalização dos estabelecimentos de ensino privado diariamente, e em caso de descumprimento do plano de contingenciamento a unidade escolar privada será fechada.
Conforme Só Notícias já informou, na semana passada, o prefeito de Lucas do Rio Verde Luiz Binotti também autorizou através de decreto o retorno de aulas presenciais das turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nas instituições da rede particular de maneira facultativa e com restrições devido ao novo Coronavírus (Covid-19).
Conforme o documento assinado na última sexta-feira, o retorno não é obrigatório e os estabelecimentos deverão disponibilizar meios de ensino à distância aos alunos que optarem pela manutenção do isolamento social.