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Auditoria registra 11 mil demandas sociais relativas ao governo do Estado

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A Auditoria Geral do Estado (AGE) registrou cerca de 11 mil demandas sociais relativas a serviços prestados pelo governo do Estado, ano passado, entre denúncias, reclamações, solicitações, informações, sugestões e elogios. Cerca de 90% delas foram realizadas por meio da internet, mediante acesso ao sistema "Fale Cidadão", além do telefone.

Para 2013, a perspectiva é que o controle social sobre a gestão estadual efetuado pelo sistema "Fale Cidadão" tenha reflexos ainda mais positivos. A ferramenta foi atualizada para possibilitar a produção de relatórios gerenciais detalhados das demandas do cidadão, de forma a fornecer trilhas para o trabalho das equipes de auditoria, bem como orientar os gestores no processo decisório para as providências adotadas sejam satisfatórias à sociedade.

A nova ferramenta está em fase de testes e deve entrar em ambiente de produção em janeiro de 2013. "Queremos intensificar o atendimento realizado, baseando-nos cada vez mais no fornecimento de respostas claras e em tempo hábil ao cidadão", ressaltou a secretária-adjunta de Ouvidoria da AGE, Edilene Lima.

Na função de Ouvidoria, destaque também para o sucesso da etapa mato-grossense da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), realizada nos dias 20 e 21 de março de 2012. Ao todo, as discussões relativas à transparência, ao controle social e ao combate à corrupção chegaram a 45 municípios do Estado, contemplando 75% da população.

Das 80 diretrizes eleitas pela Conferência Nacional, 16 delas incluem propostas escolhidas em Mato Grosso para orientar órgãos públicos na condução de suas políticas de transparência e estímulo ao controle social.

O secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, orientou a equipe da AGE, que devem ser intensificadas as ações para colocar em prática as propostas que tratam, em linhas gerais, da ampliação dos efeitos da "Lei da Ficha Limpa" para a nomeação de cargos em comissão, estabelecimento de diretrizes para prevenção e combate à corrupção, atuação dos conselhos de políticas públicas, implementação de mecanismos de controle social, etc.

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