Foi confirmado para a próxima segunda-feira (7) a nova audiência pública para debater os impactos ambientais e a implantação da Usina Hidrelétrica de Sinop, que deverá ampliar o fornecimento de energia elétrica no Estado. Ela será feita às 19h30, no Amazon Centro de Eventos. A audiência é uma das exigências para que a Sema emita, posteriormente, parecer e licença prévia autorizando a construção da usina.
A Usina Hidrelétrica de Sinop terá capacidade para produzir 400 megawatts de energia elétrica e será uma das cinco usinas instaladas no rio Teles Pires. A barragem ficará entre os municípios de Itaúba e Cláudia e ocupará cerca de 33 mil hectares, além de ser única que trabalhará com reservatório. Além de Sinop, Itaúba e Cláudia também serão afetados com a implantação da hidrelétrica, os municípios de Ipiranga do Norte e Sorriso.
A hidrelétrica atingirá diretamente 408 famílias, o que representa cerca 1.066 pessoas, nos cinco municípios impactados pela construção. Sinop, onde ficará cerca de 60% da usina serão afetadas 323 famílias e 857 pessoas. Já em Sorriso, será 26 famílias e 67 pessoas. Em Ipiranga do Norte serão 13 famílias e 36 pessoas. Cláudia, 31 e 77, e em Itaúba 15 e 29.
Conforme Só Notícias já informou, o leilão da usina está programado para o dia 20 dezembro deste ano. Entidades de Sinop e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, já protocolaram na Sema, proposta de condicionantes à empresa que vencer o leilão, com intuito de minimizar os impactos ambientais e sociais. As compensações somam valor superior a R$ 197 milhões em investimentos.