Confirmada para quarta-feira (24)a audiência pública onde será apresentado o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS), de Mato Grosso. A audiência será às 15h na Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Semana passada, o Departamento de Habitação realizou uma audiência municipal para apontar as questões relativas à Sinop para apontar o déficit habitacional e as propostas para o setor. Já para a reunião desta quarta-feira, confirmaram presença representantes dos municípios de Nova Ubiratã, Feliz Natal, Vera Santa Carmem, Claudia União do Sul e Marcelandia.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Habitação, Antonieta Matos, o PEHIS compreende um diagnóstico da questão habitacional, possibilitando principalmente o conhecimento do déficit e das demandas por habitação frente ao crescimento populacional do Estado, possibilitando a estruturação de princípios e diretrizes que irão nortear as linhas programáticas, os recursos e fontes de financiamento para enfrentamento dos problemas relacionados à habitação no Estado.
Segundo o Ministério das Cidades, o PEHIS é um instrumento político-administrativo que permitirá a implementação de programas, metas ou ações com objetivo de reduzir o déficit habitacional no município e possibilitar a melhoria da qualidade de vida da população, prioritariamente das famílias com renda de zero a três salários mínimos.
No Mato Grosso, o Plano está sendo elaborado em conjunto com todos os municípios, com o Conselho Estadual das Cidades e com a participação da sociedade civil organizada.