Uma audiência pública na quarta-feira, às 19h, na Câmara de Vereadores ampliará o debate sobre a necessidade de a sociedade atuar de forma mais efetiva no combate ao abuso contra crianças e adolescentes. A programação será marcada pelo lançamento em nível municipal de uma cartilha criada a partir de iniciativa do Ministério Público e da Assembléia Legislativa cujo lançamento foi realizado em 16 de setembro de 2009, em Cuiabá.
Em entrevista coletiva realizada na manhã de hoje, o promotor de Justiça Pedro da Silva Figueiredo Júnior e a psicóloga do Setor de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum, Vilanir Ribeiro de Souza, convidar a população para que participe do evento. A ideia, segundo eles, é conscientizar o maior número possível de pessoas para o fato de que o abuso, na maioria das vezes, ocorre dentro de casa. “Em função da importância do tema, trouxemos a cartilha para Nova Mutum, com o objetivo de estender a campanha não só para as crianças mas para a população em geral, por isso esperamos que a comunidade participe”, reiterou o promotor.
Além do lançamento da cartilha, a pauta inclui temas como: “As modificações introduzidas pela Lei Federal nº 12.015/2009” e “Mudanças no comportamento das crianças e adolescentes que sofrem abusos e assédio em casa e/ou na escola”. As informações compartilhadas na audiência pública servirão, segundo Vilanir, subsídios para que as pessoas possam reconhecer como os agressores costumam proceder. Dados estatísticos apontam que 28,4% das vítimas adolescentes sofrem a abordagem no caminho da escola ou do trabalho e 34,8% nas proximidades da residência. Já no caso de crianças, verifica-se que 42,3% são abordadas na própria residência e 28,4% na residência do agressor. Ainda de acordo com as estatísticas, em Mato Grosso, em 46% dos casos o agressor é amigo ou alguém de confiança da vítima, em 42% a violência é cometida por pessoa da família e em 13% por estranhos.