O ator Caio Blat participou do tradicional “Kuarup” (ritual de despedida dos mortos e encerramento do período de luto para indígenas) que foi celebrado na aldeia Tuatuari, no Parque do Xingu. A cerimônia ocorreu começou dia 10 e terminou ontem. Os indígenas lembraram o falecimento do cacique Pirakuman Yawlapiti. O líder indígena morreu após sofrer um ataque cardíaco, em agosto do ano passado.
Em sua página em uma rede social, o ator disse que ficou emocionado com a cerimônia. “Muito emocionado, partindo agora para o Kuarup do meu amigo Piracuman, que me recebeu em sua casa durante as filmagens do [filme] Xingu”. O Kuarup ocorre uma vez por ano no Parque Indígena do Alto Xingu. Os índios celebram, dançam, cantam e rezam.
Caio recebeu um convite formal para esta cerimônia. "Caio Blat de Oliveira, a família Pirakuman e o povo Yawalapiti aguarda a sua presença com satisfação para a cerimônia do ritual Kuarap em homenagem ao cacique Pirakuman Yawalapiti nos dias 10 a 14 de agosto, na aldeia Tuatuari, no Parque do Xingu, no Mato Grosso", dizia o convite.
O trabalho mais recente do ator foi a novela “Liberdade, Liberdade” e interpretava um personagem gay em pleno século 18, quando a sodomia (como era chamado) era crime no Brasil.